quinta-feira, 11 de abril de 2013

Destilação

Como destilar um líquido foi mais uma das experiências realizadas pela turma do Year 5. Os alunos utilizaram materiais como água, sal, plástico e pequenas pedras para observar e aprender como a destilação funciona.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Our Resources



Our Resources
A turma do Y5 está estudando a unidade: Nossos Recursos em Ciências. Para provar que estão conscientes da necessidade de preservação do planeta, realizaram uma experiencia muito divertida: Reciclagem de papel. Colocaram a “mão na massa” e perceberam que podemos ajudar nosso planeta de diversas formas. 

sábado, 30 de março de 2013

I-pad, Mais uma ferramenta para desenvolver o aprendizado!

I-pads


Os alunos do Y4 e Y5 foram recebidos com uma novidade muito especial: O laboratório móvel de I-pads. As aulas de matemática ficaram ainda mais interessantes. Uma das atividades realizadas pelos nossos alunos foi o desenvolvimento de seu primeiro conto matemático: “My Math Window”, onde tiveram a oportunidade de usar a criatividade, relacionando fatos de suas vidas aos números.
Veja um exemplo:http://littlebirdtales.com/tales/view/story_id/183612



quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Hoje é dia 12 de dezembro de 2012. Nós tiramos esta foto exatamente as 12 horas, 12 minutos e 12 segundos! 12/12/12 às 12:12:12!

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Decimals Scavenger Hunt

Ontem fomos ao Shopping ETC para realizar uma atividade de revisao de numeros decimais. Vejam as fotos!

 






quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Talent Show 2012

Aqui vão algumas fotos do show de talentos que tivemos na escola no dia 18 de outubro. O Year 5 apresentou "Tchu, tcha, tcha", "Gagnam Style", and "Give your heart a break". Great job everyone!

 







terça-feira, 30 de outubro de 2012

Conteúdos Programáticos da Quarta Unidade - Year 5:



ELA

Começamos a discutir as Olimpíadas antes dos jogos olímpicos da Maple Bear. Os jogos já terminaram, mas continuamos a trabalhar com o assunto. Vamos pesquisar sobre atletas olímpicos e paralímpicos e o que os fazem tão especiais. Através deste tema, vamos praticar e aprender:
 

·         Compreensão de textos
·         Produção escrita
·         Representação visual (linhas de tempo)
·         Como organizar e fazer uma apresentação oral (usando tecnologia)
·         Gramática
·         Spelling
·         Adição de vocabulário

Matemática

Recentemente começamos uma unidade sobre números decimais. Usamos decimais todos os dias, de varias formas: fazendo compras, indo a um evento esportivo, assistindo a previsão do tempo, e ate assistindo a noticias. Esta unidade inclui vários conceitos do dia-a-dia que seu filho já conhece.

Nesta unidade, vamos aprender a:
·         Representar, ler e escrever decimais ate os centésimos.
·         Explorar decimais equivalentes.
·         Comparar e ordenar decimais.
·         Arredondar decimais para o numero inteiro mais próximo.
·         Estimar somas e diferenças de decimais.
·         Adicionar, subtrair, multiplicar e dividir decimais.
·         Resolver problemas com decimais.

Há varias atividades que você pode fazer em casa para que seu filho possa concretizar seu entendimento de decimais. Por exemplo, quando forem fazer compras:
·         Peca a seu filho para arredondar o preço de um produto para o valor inteiro de real mais próximo.
·         Faca seu filho ordenar produtos, do mais barato ao mais caro (ou ao contrario).
·         Peca para seu filho estimar a soma de dois produtos.
·         Pergunte “Quanto custa para comprar 10 destes? 100?”
·         Peca a seu filho para estimar o valor do troco de certa compra.
·         Pergunte o que poderia comprar com R$10.

Além de decimais, o Year 5 também esta trabalhando frações nas aulas de matemática em português, e as relações entre frações e decimais.

Ciências

Recentemente começamos a estudar o conceito de movimento, o que o causa, Forca, Inercia, Energia Potencial e Cinética, tipos de movimento, e o que causa objetos em movimento a mudar de direção, velocidade etc. Estamos aprendendo estes conceitos através de discussões, experiências e projetos em sala.

Língua Portuguesa
Trabalharemos nessa etapa com discussões sobre o tema “adolescência”, enfatizando os gêneros textuais: diário, descrição, reportagens e contos. Em relação à gramática, revisaremos as classes gramaticais já trabalhadas: substantivos, adjetivos, verbos, pronomes, artigos, advérbios, numerais, preposição e interjeição, além de regras de acentuação.
História e Geografia
Trabalharemos os conteúdos relacionados abaixo, porém com ênfase nos procedimentos (como resumir, como identificar informações essenciais nos textos e relacionar informações, como interpretar mapas e imagens).
História
Revolução de 1930 e a Era Vargas
Brasil nos anos 1950 e 1960: da era do rádio à televisão, década de 60 e as mudanças nos costumes.
O golpe militar: consequências e manifestações de protesto, “o milagre econômico”.
Abertura política: movimento Diretas-já, constituição de 1988, a volta da democracia, do impeachment de Collor até os dias atuais. 
Geografia
Regiões brasileiras
Região Nordeste: sub-regiões (zona da Mata, Sertão, Agreste e Meio-Norte) e cultura nordestina.
Região Sudeste: características físicas, economia e aspectos culturais.
Região Sul: Características físicas, economia, o povoamento da região e a influência da imigração européia.
Região Norte: características físicas, economia, população, cultura e questões ambientais.
Região Centro-oeste: Brasília, a capital do país; povoamento, características físicas e economia da região.
Integração das regiões brasileiras e construção de um país melhor.