domingo, 3 de abril de 2016

OS  NÚMEROS  E  AS  MARAVILHAS  DO  MUNDO


     O aluno Pedro Henrique de Farias Uchoas compartilhou com professores e colegas a revista National Geographic - Maravilhas do Mundo, os lugares mais deslumbrantes da Terra. Além de estar conectado com o primeiro tema transdisciplinar, ele percebeu que havia uma grande quantidade de dados matemáticos nas matérias. Foi um convite e tanto para explorar lugares fantásticos sem sair da sala de aula!
     Valeu Pedrão!
   Os alunos conheceram um pouco sobre Yellowstone, Machu Picchu, Redwood, Altiplano (Andes da Bolívia, do Peru e da Argentina), Monte Everest e Caverna dos Cristais (México).








     Trabalho em grupo (questões elaboradas para promover a troca de conhecimentos); interpretação de texto; exploração de dados históricos, geográficos, numéricos; uso de dicionário, internet, cartazes da sala; relatos de vivências pessoais; vontade de conhecer os lugares... 
   Uma proposta transdisciplinar com foco na Matemática revisando o que já foi trabalhado sobre números e as quatro operações fundamentais, grandezas e medidas e geometria.












     A seguir, algumas sugestões de vídeos para a família assistir junto com as crianças:


CAVERNA DOS CRISTAIS GIGANTES




MACHU PICCHU




REDWOOD





YELLOWSTONE




MONTE EVEREST




ALTIPLANO



     Boas explorações!
     Tati Sarmento




     






39 comentários:

  1. What an amazing activity! I love to see all you wonderful students engaged in real world math! I'm sure you can see now how math and science are very connected. In fact, they are inseparable! Keep bringing the things that you love to class and we will do our best to adapt our lessons around them!

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca imaginei que cristais poderiam ter mais de nove metros de comprimento. Sempre achei que cristais não tinham mais de vinte centímetros! Outra coisa que me impressionou foi a altura das árvores gigantes de Redwood. Quanto à cidade de Machu Picchu fiquei impressionada que de tais ruínas guardassem tantos mistérios e descobertas. Meu avô comentou que as pessoas que construíram aquela cidade tinham uma visão de engenharia, agricultura e organização social mais adiantada que sua época. Camila Almeida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fiquei encantada com a beleza e as dimensões dos cristais e das sequoias.
      Machu Picchu é uma fonte histórica incrível!
      Que bom explorar o mundo junto com vocês!
      Abraços!

      Excluir
  3. Eu e minha mãe vimos os 6 videos juntas. Nós ficamos impressionadas com todos! mas o que mais ficamos impressionadas, foi o video de Machu Picchu, nós queriamos ir para lá. Uma cidade com tantos mistérios e descobertas ! Minha mãe achou os outros muitos perigosos, como o Monte Everest!

    Isabella Mahon

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilha Bella!
      Se a Caverna dos Cristais Gigantes não fosse tão quente, gostaria de explorá-la!
      Machu Picchu também está na minha lista de desejos.
      Abraços!

      Excluir
  4. achei os videos interessantes mas eu fiquei muito impressionado com o Redwood por causa de sua largura , comprimento e principalmente por causa de sua altura.Outra coisa que achei muito interessante no documentario foi a produção deles que teve 1 ano de preparamento e 3 semanas de execução so para tirar uma foto da arvore inteira que na verdade são varias fotos juntas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matemática pura!
      Também fiquei impressionada com a dificuldade de tirarem a foto por conta do tamanho da árvore, João. E o tamanho de um homem com relação ao da árvore? Incrível!
      Muito bom unir a matemática com as maravilhas deste nosso mundo.
      Abraços!

      Excluir
  5. as coisas que eu e minha mãe mais gostamos de cada lugar…

    Caverna de cristais: Muito interessante e belo. Mas eu e minha mãe achamos muito perigoso

    Machu pichu : adoramos muito interessante. queremos ir {minha mãe pela segunda vez}

    Redwoods:A árvore mais complexa e mais legal do mundo!! Queremos ir lá…

    Yellowstone:Ele foi o primeiro parque nacional!! WAW !!!!! COM CERTEZA QUEREMOS IR

    Monte Everest : Imprecionante e muito bonito…Mas é MUITO PERIGOSO!!!

    Altiplano: LINDO!!!! Queremos ir!!


    adoramos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este nosso mundo é lindo mesmo não é Duda?
      Que bom que vocês exploraram juntas!
      Abraços!

      Excluir
  6. Nossa, aqui em casa não estamos acreditando o que vimos na caverna de cristais!!!
    Pena que minha mãe não pode assistir o resto.
    Mas adorei todos os vídeos. Em cada vídeo percebi que tinha coisas que nunca imaginamos(em casa, mas alguém já podia ter visto, mais eu não sabia.)Principalmente a caverna de cristais.

    Mas tudo é muito bom,impressionante e interessante. AMEI,AMEI,AMEI !!!!!!



    Júlia Tavares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Juju!
      Também fiquei encantada com o tamanho dos cristais, foi a matéria que mais me chamou atenção pois nunca tinha visto nada igual.
      Abraços!

      Excluir
  7. Eu e minha avó vimos todos os vídeos !! Nós gostamos de todos , mas os que nós mais gostamos foi o Machu Picchu e nós gostaríamos de viajar para lá porque é um lugar muito bonito e interessante por quase dos seus mistérios !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que explorou junto com sua avó!
      Excelente escolha! Machu Picchu é um lugar mágico.
      Abraços!

      Excluir
  8. OI gente eu assisti aos videos e o único que eu não entendi tanto foi o altiplano ele me explicou tudo e depois eu compreendi.

    Thiago ele entendeu tudo direitinho.

    ResponderExcluir
  9. Eu e minha minha mãe adoramos todos os videos! oque a gente mais gostou foi do YellowsTone! não entendi tanto do Altiplano mas minha mãe explicou e agora estou entendendo!


    Layra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yellowstone deve ser encantador, um verdadeiro cenário de filme!
      Se quiser saber mais sobre o Altiplano pode me perguntar também tá?
      Abraços!

      Excluir
  10. Ah, mais uma coisa! quando minha mãe não entendia uma palavra,eu explicava pra ela!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós, adultos, aprendemos muito com vocês!
      Somos eternos aprendizes!

      Excluir
  11. Eu e minha irmã adoramos todos os videos!Mas se fosse para escolher um determinado local para viajar,a gente escolheria Machu Picchu!
    Larissa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que explorou com sua irmã, Larissa.
      Boa escolha!
      Abraços!

      Excluir
  12. O vídeo que achamos mais legal foi a caverna de cristais, eu e minha mãe morremos de curiosidade, se os cientistas, descobriram de que são feitos os cristais, e se há, possibilidade de vida naquele habitat.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os cristais são realmente incríveis mas, pela temperatura de lá, acho difícil que exista vida Clarinha!
      Que bom que explorou com sua mãe.
      Abraços!

      Excluir
  13. Eu assisti com a minha mãe. Adorei todos, mas preferi a Caverna dos Cristais. Fiquei impressionado como os cristais são grandes e parecem gelo. E lá é muito quente. Meu tio que também assistiu, e ele é agrônomo, disse que os cristais são quartzo. Gostaríamos de conhecer um dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostaria de conhecer a Caverna e ver os cristais de perto! Foi a matéria que mais me chamou atenção da revista.
      Que bom que a família participou!
      Abraços!

      Excluir
  14. O vídeo que eu mais gostei foi a da Caverna dos Cristais.e eu achei que cristais só podiam estar em rochas.E eu nunca pensei que uma região tão alta na Cordilheira dos Andes tivesse tantos biomas e a fauna tão diversificada como o Altiplano. Estes vídeos foram os que eu e meu pai achamos mais interessantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nosso mundo tem lugares fantásticos! O Altiplano tem uma beleza bem particular e os cristais são incríveis!
      Que bom que explorou com seu pai.
      Abraços!

      Excluir
  15. Eu gostei muito do vídeo da caverna dos cristais. Porque eu aprendi muitas coisas como que na caverna dos cristais pode passar de 50 graus Celsius e que os cristais são muito grandes a maioria tem 9 metros de altura. Eu não teria coragem de entrar lá com equipamento e principalmente sem! Eu vi o vídeo com meu pai e meu irmão. Eu achei muito interessante que eles estudavam os cristais para ver de que eles são feitos. Um ano antes da exploração cientistas deixaram vários cristais na caverna e depois de um ano eles o pegaram de novo e viram que os cristais só cresceram 1 milimetro que é 1/10 de 1 centímetro. Não sei como descrever todas as coisas que vi, mas falei das que mais gostei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fiquei encantada com as grandezas e as medidas desta Caverna!
      Aprendi muito com essas explorações compartilhadas com vocês.
      Que bom que viu com seu pai e seu irmão.
      Abraços!

      Excluir
  16. Amei todos os vídeos, queria estar lá, gostei bastante da Caverna dos Cristais e a imensidão que tem. Não imaginava que poderiam crescer em lugares tão exóticos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não imaginava que pudessem existir cristais tão gigantes!
      Que bom que gostou, Nanda!
      Abraços!

      Excluir
  17. O Machu Picchu o muito místico muitos corpos enterrados ou presos acham que foi por causa de uma guerra,minha mãe foi ela ela disse que era um lugar místico feito pelos incas,e também é muito lindo
    O redwood é muito grande muitas árvores já que as árvores de lá são grandes juntam várias fotografias pra fazer uma só foto nesse caso usaram 3 câmeras pra fotografar cada parte das árvores do Reddwood

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fantástico, não é Nando?
      Que bom que você conheceu mais um pouco deste mundo encantador.
      Abraços!

      Excluir
  18. Eu gostei muito de MACCHU PICCHU porque mostrou a historia como era e como esta
    mostrou as contruçoes de la que e mostr que e pra cima da agua de vez de baixo alcontraro da qui de recife,
    Daniel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Macho Picchu nos mostra a história de um povo muito desenvolvido.
      Que bom saber que você explorou e aprendeu com seu grupo.
      Abraços!

      Excluir
  19. eu achei muito interessante como tanto cristal consegue ficar nuam temperatura altissima e para ver como eles resistem e a gente fica quase morrendo!mari

    ResponderExcluir
  20. tambem gostei de todos os videos e agora minha lista de destinos almentou quero muito conhecer todo !

    ResponderExcluir
  21. Mari, cristais são seres abióticos e resistem às altas temperaturas da Caverna.
    Que bom que você aumentou sua lista de futuros destinos.
    Beijos!

    ResponderExcluir